APLICAÇÃO DO GESSO

    A aplicação correta de calcário corrige a acidez, elimina a toxidez de alumínio e aumenta os teores de cálcio magnésio na camada superficial do solo. Entretanto, problemas ligados à acidez e toxidez de Al, além de deficiência de Ca podem persistir no subsolo.

    Essas limitações químicas do subsolo levam a uma menor exploração do volume do solo em profundidade, diminuindo a absorção de água e nutrientes dessa camada e aumentando os riscos de quedas na produtividade decorrentes de déficits hídricos causados por "veranicos" na estação das chuvas.

    Quando essas limitações químicas forem diagnosticadas através da amostragem do solo e análise das camadas de 20 a 40 e, às vezes de 40 a 60 cm, como anteriormente mencionado, elas podem ser minimizadas pela aplicação superficial, a lanço, do gesso agrícola. As doses recomendadas são baseadas no teor de argila do solo.

    Esta recomendação deve ser feita por profissional habilitado, em decorrência de alguns pontos importantes quanto ao uso do gesso agrícola:

Voltar Índice Voltar Página Anterior

Próxima Página